Edital de Chamada da 30ª edição da Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857

I - INSCRIÇÕES

A inscrição é online, gratuita e cada pessoa deverá enviar apenas 01 (um) poema, de no máximo 15 linhas, o qual não precisa ser inédito, com ou sem rima. O texto deve ser enviado para o e-mail: revistainversos@gmail.com

II – TEMA

A temática dos poemas é “Festas Juninas”, abordando pontos como: "as bandeirinhas, que decoram a festa; a fogueira, que tem um significado religioso; as roupas xadrez; as comidas típicas; os ritmos musicais, sobretudo o forró e o sertanejo; a quadrilha, uma das danças mais tradicionais da festa, dentre outros.

Quem são os homenageados?

Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Também conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo (conjunto básico dos cantores de baião, que ele mesmo definiu, levou para todo o país a cultura musical do Nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino. Era torcedor declarado do Santa Cruz Futebol Clube. Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções "Asa Branca" (1947), "Juazeiro" (1948) e "Baião de Dois" (1950). Pai adotivo do músico Gonzaguinha, Gonzagão influenciou outros artistas da MPB como Geraldo Vandré, Raul Seixas, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Adauto Borges de Barros é um ilustre poeta, cordelista, compositor e escritor de 77 anos, casado com a profª Rita Maria e pai de quatro filhos: Adauto Júnior (músico), Fernanda (professora), Lana (professora) e Amanda (professora). Adauto Borges nasceu na Fazenda Engenho, antigo município de Santo Amaro, hoje Conceição do Jacuípe, radicado em Feira de Santana desde o ano de 1963. É filho de Camerino Borges de Barros e Arlinda de Barros. Com uma vasta obra, em sua jornada literária, compôs mais de 3.200 músicas, de gêneros variados, 1.015 trava -línguas, 2 tragicomédias, 3 elegias, 1.012 poesias, 60 contos, 2 crônicas, 60 palíndromos, 317 cordéis, 105 anagramas, 300 charadas, 12 coleções de revistas em quadrinhos publicadas, 60 coleções de revistas em quadrinhos não publicadas, 1 novela e 2 filmes. Publicou os seguintes livros: “Figuras de estilo em prosa e versos”, pela Pétala Editorial, “Gramática Cordelizada”, com 40 volumes, pela Editora Todolivro e 12 revistas em quadrinhos, pela Pétala Editorial. Redes sociais do poeta Adauto Borges: 

- Instagram: https://www.instagram.com/adautoborgesdebarros/  

- Tik Tok: https://www.tiktok.com/@adautoborgesdebarros


 III – PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa poderá ser inscrever, a partir dos 18 (dezoito) anos de idade, seja do Brasil ou do exterior, desde que a obra seja escrita em língua portuguesa. Menores de 18 anos podem se inscrever, porém, com autorização assinada (PDF ou foto) dos pais ou representante legal.

IV - DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Todas as inscrições serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos, que efetuará o julgamento dos trabalhos com base em critérios de criatividade, originalidade, técnica de escrita de acordo com a norma culta da língua portuguesa ou qualidade artística. Dessa decisão, não cabe recurso.

V - DA PUBLICAÇÃO

As obras selecionadas pelo Conselho Editorial serão publicadas na 30ª edição da Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857, em formato digital/PDF, de forma totalmente gratuita, ou seja, sem ônus para a revista ou para o autor. Dessa forma, não haverá pagamento de direitos autorais, já que os objetivos são fomentar a Literatura Brasileira Contemporânea e celebrar as Festas Juninas. Além disso, a Revista oportuniza uma maior visibilidade dos escritores e poetas no cenário literário nacional/internacional. Essa visibilidade ocorre devido ao fato de a revista ser acessada virtualmente por elevado número de leitores de vários estados do Brasil, bem como por outras pessoas residentes no exterior. A revista estará disponível gratuitamente aos selecionados e para qualquer pessoa, no sítio oficial da revista:    http://www.revistainversos.com/.

 VI – CALENDÁRIO

Inscrições: 18/05/2025 a 17/06/2025

Seleção e análise dos textos: 18/06 a 23/06/2025

Diagramação e editoração da revista: 23/06 a 28/06/2025

Publicação do resultado oficial com os textos selecionados e lançamento da revista no site: http://www.revistainversos.com/: 29/06/2025.

VII - DISPOSIÇÕES GERAIS

O inscrito deve responder exclusivamente pela autoria e originalidade da obra, e em caso de plágio e violação de direitos autorais, assume única e integralmente a responsabilidade perante a Revista Literária Inversos e terceiros.

Os interessados devem acessar a revista no dia 29/06/2025, no site: http://www.revistainversos.com/ para consultar se foram ou não selecionados.

O envio das obras à Revista Inversos caracteriza a aceitação total dos termos e condições deste edital.

Ao realizar a inscrição, os autores cedem o direito de publicação e reprodução dos textos para a Revista Literária Inversos, sem ônus, apenas para os propósitos definidos neste edital e para promoção desta iniciativa. Os direitos autorais das obras enviadas são dos respectivos autores e permanecem com os mesmos. Os textos enviados poderão ser submetidos a outros editais e publicados em outras revistas ou livros, sem óbices por parte da Revista Literária Inversos.

O Conselho Editorial se compromete a manter sob sigilo todas as informações prestadas pelos autores.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos.

 Feira de Santana-BA, Brasil, 18/05/2025.

Maroel Bispo

Coordenador do Conselho Editorial

da Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem